sexta-feira, 16 de abril de 2010

Concertos na Cidade Temporada 2010


CONCERTOS NA CIDADE
TEMPORADA 2010
UFG - SESC
Qurta-feira 20:30
05 de Maio 2010



ALBRECHT BREUNINGER, violino
Depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth na Bélgica em 1997, Albrecht Breuninger tornou-se assim o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a sua primeira edição em 1953. No mesmo ano recebeu o prêmio de melhor composição para o seu Quarteto de Cordas N.1 nos Concertos de Verão de Brandemburgo. Esses prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista, onde se destacam os concursos em Brescia (Itália 1984), Belgrado (Iugoslávia 1986), Praga (República Tcheca 1992), Berlin e Montreal (Canadá 1995).Breuninger estudou de 1981 até 1988 com Josef Rissin na Escola Superior de Música de Karlsruhe onde se formou com nota máxima. Continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis.Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.Em 1997 gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e em 2001 para a Radio de Colônia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu.Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo entre 1998 - 2002 e atualmente é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe – Alemanha.


MANFRED STILZ, violoncelo
Durante seus estudos em sua cidade natal, Saarbrücken, Manfred Stilz foi vencedor dos The Scheffel Prize e The International Recorder Prize na Alemanha. Em seguida, mudou-se para França, passando a estudar violoncelo com Andre Navarra, no Conservatório Nacional de Paris, onde obteve o primeiro lugar no concurso para violoncelo promovido por esta Instituição. Ainda no mesmo período, freqüentou o curso de música de câmera com Jean Hubeau.Atuou como principal violoncelista no Ensemble Instrumental de France e em 1970 criou o Trio Ravel com o qual recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Belgrado em 1972. Músico fluente tanto no violoncelo, como na flauta doce, Manfred executa obras que abrangem um vasto repertório. Recentemente destacou-se na interpretação do Duo para violino e violoncelo de Brahms, do Concerto Triplo de Beethoven para violino, violoncelo e piano e ainda do concerto para violoncelo de Offenbach. Internacionalmente respeitado por sua versatilidade, faz parte do seleto grupo de músicos a ter realizado recitais por duas vezes, no palco da prestigiosa sala de concerto Carnegie Hall, em Nova York, usando os dois instrumentos. Atualmente é professor de violoncelo, flauta doce e música de câmera na Escola Superior de Música de Paris e no Conservatório de Nice na França.

ANA FLÁVIA FRAZÃO, piano
Natural de Goiânia,formou-se pela Escola de Música da Universidade Federal de Goiás. Na Alemanha onde viveu entre 1994 até 2002, cursou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, concluindo o Konzertexamen com nota máxima em Música de Câmera na classe dos professores Werner Genuit e Michael Uhde.Detentora de vários prêmios, dentre eles o 1º lugar no Concurso JK, realizado em 1992, cuja premiação lhe valeu um concerto com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto - Japão com o Trio Augarten. Realizou várias gravações para a rádio Südwestfunk na Alemanha, e em 2004 gravou um CD pelo selo italiano “Fondazionen” com o contrabaixista Milton Masciadri. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades do Brasil, sempre com grande êxito de público e de crítica. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, onde também é uma das coordenadoras do Programa “Música na Escola de Música” e das séries “Concertos na Cidade” e “Concertos Goiânia Ouro”, promovida pela prefeitura de Goiânia.


PROGRAMA


H.Villa-Lobos (1887-1959)
Trio N.1 em do menor

Allegro non troppo
Andante sostenuto
Scherzo:Vivace
Allegro troppo e Finale


A.Dvorak (1841-1904)
Trio op.90 “Dumky”

Lento maestoso - Allegro
Poco adagio – Vivace non troppo
Andante – Vivace non troppo
Andante moderato – Allegretto scherzando
Allegro
Lento maestoso – Vivace

Nenhum comentário:

Postar um comentário